02 outubro 2007

Situação Limite?

Em uma situação limite, você mataria? Para salvar sua mãe, para conseguir sobreviver no mundo cão de hoje em dia e alimentar seus filhos, você mataria? Muito bem! Eu certamente não sei sua resposta. Pergunto-lhe então: Existe alguma situação em que se justifica um assassinato?
***
Pouco tempo depois de eu postar "Viagem de ônibus sem paz" participei, embora muito timidamente, de uma discussão sobre que em situações limites seria justificável matar, o que me fez sentir a discussão daquela postagem um tanto frágil. Na verdade ainda penso assim: Não há justificativa para matar, embora legítima defesa seja necessária. Legítima defesa no sentido de não se entregar e se for necessário se deixar morrer, reagindo. Para o inimigo um ataque pode ser necessário, mas não necessariamente a morte (que pode ser tida como prêmio, se bem pensar...) ou se ter a morte em intenção (matar sem ter intenção ainda é matar? nesta discussão não).
O que imagino é que uma situação limite, como estas que são usadas em argumento, geralmente são provocadas pelo próprio homem que pensa em matar. Logo se ele está em uma situação dessas em que se vê justificativa para matar é porque ele mesmo provocou. E em caso de estupro? De assassinarem a família? Em casos particulares que ele não provocou? Entra ai o caso da legítima defesa. Não é culpável desde que ele não tenha intenção. Como isto é algo um tanto subjetivo e, na esmagadora maioria dos casos, difícil de se verificar, resta-nos pensar no assunto com mais cautela, pois temos aqui um assunto delicado.
Meu professor de química 2 dizia que o que é ruim se estraga sozinho; é neste sentido que digo que o homem geralmente cava sua própria cova ou se vê obrigado a matar "justificadamente". Confesso, porém, ainda estar muito longe de ter segurança nestes conceitos particulares. Gostaria de seu comentário sobre esta questão.
***
Para mim, a priori, não há justificativa para matar, qualquer que for a situação.

2 comentários:

Unknown disse...

Cara, falar deste assunto é mesmo muito complicado.Sempre que sei de algum caso de crime, fico atordoada, penso que ninguem mata por querer (a não ser os assassinos profissionais),principalmente certos casos que vemos que foi algum ataque de furia ou coisa qualquer, não gosto de julgar, pois não sei se vou matar alguem um dia (espero que não mesmo)acho que nem a pessoa que cometeu o ato sabe o por quê.

young vapire luke lestat disse...

Situação limite...
Belo tema, para salvar minha filha mataria sim...
O istinto de sobrevivência é isto.
Não tem como ser diferente, quem consegue é fraco ou impotente.
Já estive em uma sitiação limite,
na epoca era impotente e fraco.
era uma criança, assisti ladrôes matarem meu pai e nada pode fazer.
hoje poderia morrer tabém mas com certeza mataria alguns dos assaltantes

[]s L.Sakssida