27 setembro 2009

Exercício Mental.

Se você pudesse dar uma mensagem para você mesmo dez anos atrás, o que escreveria?

Eu acho que uma das grandes morais que eu aprendi neste intervalo de tempo foi que, além de que as coisas geralmente acontecem na hora certa, a gente não pode ficar fazendo pressão em si mesmo sobre as coisas que fizemos ou deixamos de fazer no nosso passado: porque se as fizéssemos sem estar à vontade para elas não aproveitaríamos plenamente e possivelmente seria incômodo. Eu não consigo pensar em nada que aquele menino que estava entrando no ensino médio precisasse ouvir para que se tornasse melhor do que é hoje. Não sei de nenhum arrependimento... Para não ficar sem nenhuma resposta, vou dar aquela que acho que este rapaz de hoje ainda não aprendeu: a manivela do tempo quem gira não espera ninguém. Se você tem vontade de fazer alguma coisa que a timidez ou a vergonha impede é melhor se encher de coragem pra fazer, porque amanhã até mesmo os sentimentos para certas coisas não voltam mais. Acho que seria interessante para aquele garoto saber que o cara de hoje sente falta de muitos sentimentos que tinha antigamente. Não faça pressão demais sobre si, mas tenha coragem para apostar, ganhar ou perder só o faz mais experiente.

Se fosse o oposto: o que você escreveria para o cara que será daqui a dez anos?

Cara... Espero que você tenha melhorado sua memória: hoje ela é péssima. Lembre das pessoas que te cercaram e que te deram suporte durante tua vida: mamãe, as tias, os primos. A família parece cada dia mais se afastar, mas fizeram parte delicadíssima no que hoje eu sou e, consequentemente, no que eu serei aí. Eu sinto que não sou lá uma pessoa que se possa considerar social, é uma tarefa que eu diaramente adio: veja os amigos, vá socializar, conheça pessoas novas, se informe, ganhe cultura ao menos um pouquinho a respeito do mundo, da vida. Acho que se eu não me sentir um pouco melhor quanto a isto aí, dez anos depois de hoje, devo me lembrar ao menos de sentir tristeza e de repensar meu estilo de vida. Bem, acredito que os problemas do futuro sejam diferentes dos problemas atuais por dois motivos: um pelas condições de contorno e o outro pelo fato de que espero que estes dez anos sejam muito mais do que suficientes para que seus problemas tenham subido de nível, que tenha resolvidos todos estes problemas da rotina de hoje. Espero que você seja feliz cara, e que tenha aprendido a fazer as outras pessoas felizes também. As pessoas são o que há de mais importante na vida e tudo o que você é e sabe é só para o bem delas, nunca se esqueça disto.

2 comentários:

Érica Pinto disse...

Belo texto.

(Não sei por que mas isso me lembrou uma pergunta que te fiz.)

Só mais uma coisa, quem gira a manivela do tempo não espera por ninguém?
Mas, quem gira?
Chronos não está preocupado com isso, creio eu, ele não pede licença, ele só quer comer (antropofagicamente) você.
(...)

Saudações ao rapaz e ao menino Thiago.

Paulo disse...

gostei... X