25 fevereiro 2007

Tesouros do terceiro Ano 'A'

Às vésperas do vestibular, a professora pediu para que treinássemos redações com temas propostos por ela. Aqui transcrevo, letra por letra, duas dessas redações que encontrei quando ia jogar no lixo parte da papelada desnecessária que mantenho sob guarda. Só para lembrar, cursei o terceiro ano no ano de 2003 e, embora infelismente não tenho colocado data nas redações, sabemos que foi feita nos últimos meses do ano.

= = = = = =

Tema: Para quem não se atreve tudo é ousado.

O Homem e a Sociedade

O orgulho é um dos sentimentos que mais dominam o homem nos dias de hoje. Para que se consiga algo na vida, tem que ser ousado: no trabalho, no trânsito, nos estudos... E ousadia depende um tanto de orgulho.

Em multimilhionários que vivem só juntando dinheiro e em trabalhadores déspotas do lar, o orgulho está. E como em tudo na vida, esse sentimento tem um "ótimo", um nível médio. Se não houver orgulho, não há força para viver e enfrentar a vida como é; se houver demais, haverá solidão e tendência a ser antisocial, pois os que convivem não suportam...

Aquele que não luta por nenhum ideal, que não tenha um pouco de orgulho ou energia de trabalho, vontade de ser útil, não tem necessidade de ser ousado, de se atrever a buscar seus ideais e sonhos, porque não ousam. Fica habituado ao comodismo e tende a ver as coisas da vida como inalcançáveis, onde tudo são demasiadamente atrevimentos.

O homem que analisar a sociedade e perceber o que é direito e o que é dever realmente, vai perceber que tem o direito de buscar seus sonhos e que, hoje em dia, isso também tornou-se ousadia.

O orgulho é, segundo essa ótica, estimulante para que se lute por ideais e que assim torne-se mais "ousado" e mais livre, mais alegre. Aquele que for ousado em demasia, porém, terá seu retorno com o "abandono" social.

- - - - -
O Solvente dos Lixos Industriais
Estima-se que a água potável esteja em falta daqui a alguns anos, isso porque o homem vem desperdiçando-a e poluindo muito o meio ambiente.
No Brasil, não faz muito tempo, houve o racionamento de energia elétrica, consequênte do baixo nível das águas nos reservatórios hidreéletricos. É um alarme à humanidade, porque sabe-se que o Brasil tem muito bom potencial hídrico e, se há algo de errado aqui, é possível que o problema se expanda.
O meio ambiente é importante para a obtenção de água potável. Reações químicas com o óxido de enxofre ou o monóxido de carbono que sai das chaminés das fábricas podem dar origens a chuvas ácidas. O solo também infui, visto que pode ter acidez ou salinidade acima do natural, em um nível que, dependendo do organismo em questão, pode ocasionar a morte.
Nos rios também ocorrem diversas reações químicas com o lixo das indústrias e o solvente universal. A morte de organismos marinhos reflete-se nos outros membros da cadeia alimentar, podendo atingir o homem.
Alterações químicas dificultam o ciclo hidrológico e a água deixa de voltar ao estado mais puro e potável, em número como os antigos, antes de tamanha industrialização. O necessário é pensar e pôr logo em prática uma solução que melhor trate a questão da água sem interromper o processo de evolução tecnológica.
= = = = =
Não sei analizar redação, por isso não posso dizer "puxa! eu escrevi bem", mas está ai para quem quiser julgar ou não... O que me importa é o reencontro com material de minha formação. É claro que posso dizer que, ao transcrever, tem algumas passagens que eu pensei "Será que é certo escrever assim?" ou "Se fosse hoje eu teria dito isso de outro jeito", mas mantive o texto original, procurando preservar até as vírgulas. Abraço a todos e espero que tenham gostado da(s) leitura(s).

Nenhum comentário: