03 abril 2009

Psicólogo

E então? Como você está se sentindo? O que você fez esta semana que te deixou feliz e o que te deixou triste?

Puxa! Não sei. Não estou nem triste nem feliz - ando pensando nestas coisas de forma tão relativa.

Como assim?

Sei lá... Tem coisas que a gente faz e se sente feliz e se mantém ocupado muito tempo com aquilo; depois a gente reflete e vê que foi pura perca de tempo... Coisas que nos deixam felizes, às vezes, nos deixam apenas distraídos, isto não é felicidade.

O que é felicidade para você?

Aii! Agora você tocou na pergunta de um milhão de dólares! Se eu soubesse possivelmente não estaria aqui. Todo mundo está em busca de uma felicidade, acho que é razoável imaginar que cada felicidade é pessoal. Eu tenho algumas idéias que servem de contra-exemplo aqui.

Calma! Você acha que a felicidade é relativa ou não?

Mais ou menos... Eu tenho uma idéia que ainda não me está muito clara, e me parece um pouco grosseira.

Sinta-se à vontade para expô-la.

Todo mundo tem um determinado interesse. E somos felizes quando obtemos aquilo que estamos interessados. Por exemplo: um homem que gosta de uma mulher, inicialmente, pela beleza dela; ela, por sua vez, gosta do status e admira aquele homem na sociedade. Outros olham para a mulher com intuito puramente sexual e a mulher olha para o homem com intuito financeiro. Existe felicidade na união deles uma vez que ambos se sentem confortáveis com a situação e obtém o que desejam, que lhes interessa. Acho que é possível sim a felicidade.

Todo mundo é interesseiro?

Sim; calma! o que eu quero dizer é o seguinte: uma menina quer carinho e amor, em algum sentido que ela aprendeu que é amor para ela. Ela fica com um rapaz em busca desse carinho e desse amor, é uma relação de interesse. O problema surge quando classificamos e classificação é pessoal, neste sentido felicidade torna-se relativa.

Acho que estou entendendo o que você está querendo dizer. E ai? Seus interesses estão satisfeitos?

(risos) Existem pessoas cujo interesse nunca bate com o que se tem... Não que seja meu caso... Sei lá... Acho que as pessoas, uma vez cientes desta minha teoria, poderia testá-la prestando atenção nos seus interesses e classificando-os, afinal de contas a justa classificação só pode ser tomada em relação á mesma pessoa, não acha?

humm continue...

Eu? Estou numa fase de reflexão. Estou me sentindo bem assim. Gosto de pensar nestas coisas porque parece que sempre me ajuda a entender quando estou triste. Geralmente acontece quando meus interesses e os dos outros não coincidem ou chocam-se.

Acho que realmente pensar vem fazendo você evoluir muito e amadurecer, que é muito importante! Continue assim e espero que você encontre a felicidade, ou como você disse, a sua felicidade. Gostei da conversa de hoje mas, infelizmente, nosso tempo acabou!

3 comentários:

Aline disse...

Olhando dessa forma até que tu tem razão...

Anônimo disse...

Ha...Thiago...Vc e Suas Filosofias ..kkkk, mas ate que tudo se encaixa mesmo..de uma forma viajada ..rsrsrs....bjsss

Fri disse...

Ola , como vai ? Respondendo sua pergunta feita no meu blog - Ele havia roubado todo conteudo do blog e ainda tinha lucro em cima do que eu escrevia ja que o google nao se preocupa em ver o conteudo dos blogs qdo oferece propaganda - e olha que escrevi avisando que ele clonou e usava meu conteudo inteito. So qdo ele fez com outros blogueiros e que a coisa apertou e ele teve que ser parado. Obrigada pela visita ! Grande abraco
FRI